Desde o ano de 1980, vários países, incluindo o Brasil, tornaram suas belezas naturais atrações turísticas, possuindo empresas especializadas no ramo e recebendo milhares de visitantes ano após ano. O ecoturismo, como o próprio nome deixa transparecer, é o turismo direcionado para a exploração (não destrutiva) e o conhecimento das belezas naturais. Suas atividades são pautadas no contato, observação e preservação da paisagem local, evitando modificações na natureza.

Devido a sua característica preservadora, o ecoturismo também é conhecido como turismo sustentável, pois através dele é gerada renda para a população do lugar e a manutenção da natureza do local se torna um item chave para a valorização do mesmo e, também, para garantir o retorno dos turistas. Este tipo de turismo tem na diversificação de atividades um atrativo a mais para os visitantes, viabilizando o contato com o que há de mais belo na natureza sem abrir mão da diversão. Atividades como trilhas, tirolesa, asa-delta e muitos outros esportes, sejam eles radicais ou não, permitem aos que praticam esta modalidade de turismo realizem atividades divertidas e saudáveis, que não destroem o meio ambiente ou alguma de suas características, afinal, no turismo sustentável, nada deve ser retirado ou acrescentado ao ecossistema.

Além de ser uma forma de apreciar belezas naturais e ser uma fonte de renda, o turismo sustentável também é utilizado para a disseminação da educação ambiental no qual o indivíduo é ensinado como conviver com a natureza de forma harmoniosa. Tais características fazem com que não somente os empresários ou governo das regiões onde esta forma de turismo acontece, mas também os moradores destas regiões, se sintam compelidos a aprender mais da natureza e a preservá-la tanto pela sua beleza quanto pela sua importância econômica.

Categoria: ambiental

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

  • Turismo Sustentavel

  • Educação Ambiental

  • Meio Ambiente

  • Brasil Sustentavel